domingo, 22 de julho de 2007

Amargos....



Tenho uma relação de amor e ódio com o chocolate amargo. Fico feliz que por um lado ele permite aliviar um pouco a culpa - a moda agora é ressaltar os benefícios anti-oxidantes do chocolate para saúde. Por outro, sinto falta do carinho que o leite e o açúcar fazem nos grãos de cacau, proporcionando essa experiência indescritível.
Para quem não sabe, o chocolate amargo não tem leite e uma quantidade reduzida de açúcar. A qualidade é garantida pela presença da manteiga de cacau, ao invés da gordura hidrogenada. Acima de 50% de cacau, o chocolate faz sim bem - amo os cientistas que estão espalhando a notícia pela mídia. Até a revista Boa Forma, quem diria, está dando o braço a torcer para o principal aliado das mulheres. O mercado brasileiro tem se mexido e aumentando a oferta dos amargos, veja alguns acima.
Mas voltando 'a discussão: amargo, meio-amargo, ao leite.... O chocolate amargo me frusta, pois sempre como com a expectativa de encontrar um doce chocolate ao leite e recebo um choque. Derreter um chocolate amargo é quase como um soco na língua que esperava um afago (Será que é por isso que as mulheres caem dentro do chocolate quando sentem falta de beijo na boca- heheh).
A verdade é que mesmo os diamantes mais brutos precisam ser lapidados. Um pouco de açúcar e emoção são fundamentais para os melhores chocolates, os melhores profissionais, artistas, amantes etc. Os gourmets que me perdoem. Aprecio os grãos de Madagascar, Venezuela e Caribe, a intensidade 99% de um Lindt e o brilho negro do chocolate amargo, mas nada como um bom chocolate ao leite.



Dando, meu braço a torcer, segue receita com dark chocolate, mas vencedora: Ganache Dark Fudgery Brownies da Hersheys

Nenhum comentário: