sábado, 16 de junho de 2007

Eureca !


Conforme prometido, vou contar um pouco sobre as delícias que provei durante as férias. A primeira foram os Fudges. Pouca gente no Brasil já provou, pois essa é uma especialidade tipicamente americana. É um misto entre fondant, leite condensado...cuja base é simplesmente manteiga, açúcar e leite. O mais legal são os extras adicionados a essa base: peanut butter, cookies, chocolate, caramelo, nozes, chips e por aí vai.
Minha loja favorita é a Z Cioccolato, que fica em North Beach- San Francisco (fotos abaixo).

Na verdade, o que mais me interessou quando fui ler sobre a origem dos Fudges é que como a maioria das melhores descobertas na culinária - e na vida- acontecem ao acaso. Sem querer.

Há 100 anos, quando tentavam fazer um tabuleiro de caramelo, deixaram tempo demais no forno e... nasceu o Fudge. Um doce - bem doce por sinal- de textura macia que derrete na boca.
O grande segredo é dissolver bem os cristais de açúcar para que fiquem com o menor tamanho possível. Assim, proporcionam essa maravilhosa sensação do "derreter". Vejam abaixo a demonstração da diferença. Tirei isso de um site super interessante, cujas receitas também estão disponíveis: http://www.exploratorium.edu/cooking/candy/fudge-story.html
A maneira como os fudges foram criados me convencem cada dia mais que precisamos valorizar o inesperado. Ficar de olho nas surpresas não só da cozinha, mas também do quarto, da sala, da rua e do trabalho. As vezes, quando a gente menos espera, aparece um Fudge na nossa vida. Sem programação, pronto para ser devorado. Cristal a Cristal .





Nenhum comentário: